“Where to invade next?” (e ainda a Finlândia e o seu ensino)

“E agora invadimos o quê?” é o novo documentário de Michael Moore que estreou esta semana em Portugal.

Nas palavras do próprio “Os Estados Unidos têm sido uma força invasora nos últimos quinze anos ou mais. Porque não invadir países, de forma não violenta, para aprender algo lá fora e aplicá-lo em casa? É essa a explicação para o título do filme”, afirmou o realizador norte-americano, em Londres, durante a apresentação do documentário.

Visitou vários países e o seu objetivo era “capturar” os melhores sistemas e aplicá-los no EUA, denominando-as de invasões amigáveis, anexações para salvar os Estados Unidos e, de cada vez que encontrou algo de bom, colocou uma bandeira norte-americana em solo estrangeiro e pediu licença para copiar a ideia no seu país.

Da França, importava as ementas saudáveis das cantinas escolares, da Finlândia, levava o sistema educativo, sem TPC, de Portugal importava a política de descriminalização de drogas, aprovada em 2001 (onde ninguém é preso por consumir drogas ou por ter na sua posse uma quantidade considerada para consumo próprio e esta mudança legislativa não provocou um aumento de consumo de substâncias segundo Michael Moore).

Um documentário, ao género do Michael Moore, satírico e com um espírito crítico que tão bem o caracterizam, que vale a pena ver.

Aqui fica uma pequena parte do documentário referente ao sistema de ensino da Finlândia. Muito interessante,  vale a pena ver e refletir sobre o mesmo, não esquecendo que é um país em termos ambientais, culturais e civilizacionais bem diferente do nosso (para melhor, obviamente!), e isso faz toda a diferença, no sucesso e na aplicação deste sistem!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s