Museu Nacional Ferroviário

No dia em que fomos ao CIEC, participar nestas atividades, visitámos também o Museu Nacional Ferroviário e gostámos muito. Nesse dia, só foi pena não podermos usufruir de um fim de dia, no belo Parque de Arte Contemporânea da Barquinha; era fevereiro e estava a chover, não se pode ter tudo!

Fica a sugestão de um programa para um dia bem passado, agora que se aproximam as férias da pequenada, visitando, na zona centro, estes 3 belos pontos de interesse.

Voltando ao museu, fomos simpaticamente recebidos e a pequenada recebeu logo um jogo cada, que os deixou logo com um enorme sorriso nos lábios. É um espaço amplo, moderno, onde em tempos foram os antigos armazéns de víveres da CP, do Entroncamento.

Mrsteam

Começámos por conhecer, virtualmente, o Mr Steam, a mascote do museu, sentados nos antigos bancos de linhas de madeira e linhas direitas (imagem de marca das antigas estações), visualizando um filme interativo, onde este nos explicou o funcionamento  das locomotiva a vapor e nos guiou pela história/evolução dos transportes ferroviários. O Mr Steam “apresentou-nos” também o Kimboy (grande trocadilho, brilhante mesmo, há malta com muito espírito) e o seu site cheio de atividades para a criançada. Seguimos a visita pela várias salas onde podemos observar/recordar várias “relíquias”, de outros tempos; a que mais recordações me trouxe foi a dos antigos horários nas estações e as pilhas de bilhetes coloridos com o destino e o valor impressos e o “armário” tão característico onde eram guardados (a explicar à pequenada, entusiasmados, não registámos esta preciosidade!) Seguimos em direção à rotunda das locomotivas mas como é necessário atravessar uma linha de comboios de carga ainda em funcionamento, tivemos a oportunidade de observar o comboio de carga, com destino à PEGOP, em manobras cerca de 20 minutos, pequenada a desesperar, aproveitámos para conversar e aprender algumas coisas com o simpático, e paciente, funcionário que nos acompanhava, que nos deu a boa notícia que poderíamos visitar o comboio presidencial, pois excecionalmente estava aberto, o que só se verifica quando existem em visitas guiadas marcadas.

Atenção que, no último sábado de cada mês, sempre que as condições meteorológicas o permitam, entre as 13h30 e as 17h30, há passeios nos quadriciclos de alavancas numa das linhas do complexo.

Anúncios

One thought on “Museu Nacional Ferroviário

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s