Não surpreende!

“Maioria dos alunos não entende conceitos básicos da Matemática” revela um estudo da OCDE com base nos resultados dos testes de PISA de 2012. Uma realidade comum a todos os países, onde foram realizados os testes, e não apenas a Portugal. O estudo recomenda, para colmatar esta falha, um currículo mais focado e coerente, apoios individualizados e a não segregação dos alunos mais fracos. É uma questão de resolução complicada e delicada, onde há vários fatores a ter em conta, não só os referidos no estudo, embora estes sejam cruciais, mas passa também muito por uma mudança de atitude alunos, pais e professores (o não desistir, o trabalho/empenho, aprender a pensar e não a mecanizar, entre outros)

Depois de 2012, pela mão de Nuno Crato, e em nome da (sua) exigência, fomos brindados com as famosas metas curriculares, no básico, e o novo programa da matemática no ensino secundário, que, desconfio, vieram agravar ainda mais esta aversão que a malta tem à matemática, sem trazer grandes mais valias!

(Amigo Crato, tu que tanto gostava de utilizar, enquanto comentador, os testes de Pisa com referência, venha de lá a tua análise a este estudo, à luz das medidas que aprovaste enquanto ministro da educação, relativamente aos programas e aos apoios!)

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s