A Oeste

Num solarengo dia de junho, rumamos a Oeste: os seus pomares a perder vista, repletos de pereiras.

Primeira paragem: Salinas de Rio Maior, preservam arte e a mestria dos antepassados na obtenção de sal, a 60 km do mar. No turismo, uma senhora simpática, fez-nos uma visita guiada sem sair do posto de turismo, do sal gema, aos processos de extração tradicional e manual, sem qualquer tratamento, à exploração comercial (90% da produção é exportada para a Alemanha, essencialmente para usos terapêuticos), à cooperativa, ao senhor Carlos, às lojas de comércio tradicional alojadas nas casinhas de madeira onde antes se guardava o sal, às fechaduras de madeira e seu funcionamento, aos templários, aos queijinhos de sal, etc, e ainda nos deu um saquinho de sal, com o alerta não se esqueçam que é 7 vezes mais salgada que o que é extraído em “salinas de mar”.

Segunda paragem: a verde e refrescante zona envolvente da Real Fábrica do Gelo, onde, enquanto montávamos o estaminé para o almoço piquenique, pequeno do meio vislumbrou uma estátua e disse “Hummm, ali na base parece mesmo um sítio para haver uma cache!” E rumou, com as manas, sem hesitações, para investigar a situação,  entre buracos e pedras, para dentro de momentos ouvirmos o seu grito de satisfação “E não é que era mesmo! Esbardalhei tudo!” e lá fomos assinar o logbook e colocar tudo no sítio. O moço tem faro… e não só. Depois do almoço, fomos fazer a guiada à Real Fábrica do Gelo, dos tanques, ao processo, ao transporte e a muitas histórias do local. No final, subimos ao cimo do monte para observar a bonita vista.

Terceira paragem: Budha Eden. Pacífico, verde, bonito, inesperado, pouco convencional, flores de lótus (nenúfares) às carradas .. diferente e o final de um belo dia, com muitas histórias para contar!

 

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s