Conversas repletas de nomes

Há conversas em que é muito fácil perder o fio da meada, nomeadamente aquelas em que as referências, pelo nome, a pessoas que não conhecemos, mas que aparentemente deveríamos saber quem são, surgem em catadupa. Não que os nomes, na generalidade das vezes, sejam relevantes para as “aventuras” que nos estão a ser narrados. “Mas quem será a Lurdes? Será que é suposto conhecê-la? Pergunto ou não pergunto?”, deambulamos em vez de nos concentrarmos no cerne da conversa. Dúvida logo posta de parte quando surgem, de rompante, mais um ou dois nomes de pessoas, que também não fazemos a mínima ideia quem são. Desistimos de tentar acompanhar os nomes mas depreendemos, pelo contexto, que, muitas vezes, os nomes são do marido, do filho, da irmã, do sogro ou alguém próximo do narrador… e seria tão mais fácil e prático seguir a conversa se assim se lhes referissem.

Em tempos, cometi este “erro” amiúde, nunca dizia “o meu namorado ou marido”,  ou “o meu filho”, dizendo sempre o nome, em vez de “o meu sogro” dizia “o pai do…”, ora se a pessoa não fazia ideia quem era o … quanto mais o pai, em vez de dizer o professor da disciplina tal dizia o professor tal. Só havia uma exceção, sempre disse “a minha mãe ou o meu pai”, talvez porque nunca os trate pelo seu nome; também há uma variante que acho muita piada, que é quem se refere aos seus pais como “a mãe” ou “o pai”, depreende-se que é o seu (deles).

Sempre gostei de conhecer e chamar as coisas, e as pessoas, pelos nomes, ao final da 1ª semana, já sei o nome de todos os meus alunos e quando os encontro muitos anos depois, geralmente, a memória não me falha. Com a idade dizem que tudo chega e rendi-me, por ser mais prático, não levantar dúvidas e interrupções, mas sorrio, interiormente, sempre que observo e ouço alguém a chamar as pessoas pelos nomes e a plateia, onde às vezes me incluo, completamente a leste do paraíso, compreendendo, com igual, simpatias todas as partes envolvidas!

Deixe uma Resposta

