Pequeno do meio: o cigano

“Mãe, o que é um cigano? É um nome feio?” pergunta pequeno do meio no final de um dia de escola
“Porque perguntas?” questiono desconfiada
“Hummmm… Acho que não deve ser nada de bom. O D. disse-me que a mãe dele lhe disse que eu era um cigano mas ele também não sabia o que queria dizer”
Sem saber o que dizer, meio abismada, desconversei, dizendo que o amigo devia ter percebido mal e que os ciganos, não são bons nem maus, são pessoas como nós, mas com um estilo/cultura de vida diferente.

Que falta de bom senso, chamando as coisas pelos nomes, ando é farta de gente parva, é o que é! Como é que esta malta ensina alguma coisa de jeito aos filhos? Tratam-nos como grandes amiguinhos, não há filtros, dizem/contam-lhes tudo o que lhes vai na alma, porque o mal está sempre nos outros, afinal o produto da casa nunca tem defeitos! Por aqui há muitos defeitos, de parte a parte, mas, por uma questão de princípios, nunca se fala mal de seja quem for à frente deles. É por estas e por outras que, um dia destes, um miúdo se voltou para a educadora e disse “És uma parva e uma estúpida e outros nomes que a minha mãe te chama mas eu não sei como se dizem!”

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s