Cheiros e particularidades

Sozinho na sala, sentado ao lado da professora de Educação Especial, inspira e exclama “Hummm, este cheirinho! Comfort, amaciador de roupa, acertei?”. Na sessão seguinte, “Hummm, este cheirinho! Skip, detergente da roupa, acertei?”. No corredor, ao passar pela professora, “Hummmm, este cheirinho, shampoo da Kerastase, acertei?”. A consternação da colega, que ao chegar a casa, constata que o aluno não se enganou em nenhuma das suas sugestões e a dúvida de qual será o cheiro que, na próxima sessão, ele identificará e ela talvez não se recorde. Ao ouvir a história, lembrei-me do livro “O Perfume” do Patrick Suskind, embora o aluno seja inofensivo, talvez com algumas manifestações de esquizofrenia, mas a escola inclusiva é isto mesmo: na mesma sala temos tantas particularidades e cheiros que, cada vez mais, me questiono o que é isto, e quais os verdadeiros benefícios, de ensinar tudo, e de forma igual, a todos!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s