Um verdadeiro bolo de chocolate

É um bolo de chocolate para os verdadeiro apreciadores, nada enjoativo, e com um intenso sabor a chocolate. Dedicado ao verdadeiro apreciador de chocolate da casa que o achou “Hummmm…para lá de bom!”

Ingredientes
Creme:
75g Maizena
600ml leiteimg_6400
250g açúcar amarelo
100g cacau em pó
1 colher chá de aroma de baunilha
100g manteiga aos cubinhos

Bolo:
 180g manteiga

250g açúcar amarelo
4 ovos
1 colher chá de aroma de baunilha
50g cacau em pó
1 colher chá de fermento em pó
1 colher chá de bicarbonato de sódio
280g farinha
200ml leite

Preparação
Creme:
Misturar a Maizena com 200ml de leite e mexer bem até obter uma mistura homogénea.
Num tacho, mexendo sempre, levar ao lume o restante leite (400ml), juntamente com o açúcar e o cacau, até levantar fervura e a mistura ficar cremosa. Adicionar a mistura da Maizena à mistura anterior, mexendo sempre até obter um creme espesso e cremoso. Retirar o tacho do lume e adicionar a baunilha e a manteiga, mexendo até a manteiga derreter. Despejar a mistura numa taça, cobrir a superfície do creme com película aderente e reservar.
Bolo
Bater a manteiga com o açúcar, até obter uma mistura cremosa. Incorporar os ovos, um de cada vez, batendo bem entre cada adição. Adicionar a baunilha, seguida dos ingredientes secos. Finalmente adicionar o leite, envolvendo tudo muito bem. Dividir a mistura por duas formas, de fundo amovível, com 20cm de diâmetro, untadas e com o fundo forrado com papel vegetal. Levar ao forno por 25 a 30 minutos (fazer o teste do palito). Retirar os bolos do forno e deixar arrefecer. Depois de frios, desenformar os bolos e cortá-los ao meio longitudinalmente, ficando assim com 4 discos. Esmigalhar com os dedos um das partes do bolo
Montagem
Para montar o bolo, espalhar 1/4 do creme sobre uma das metades do bolo, cobrindo-o com a segunda metade de bolo. Espalhar mais 1/4 do creme sobre o segundo bolo, cobrindo-o com a terceira metade de bolo. Espalhar o restante creme por cima e dos lados do bolo todo e cobrir tudo com as migalhas reservadas.
Cobertura
Bater um pacote de natas em chantilly. Juntar 75g de açúcar em pó e 1 colher de chá de aroma de baunilha. Cobrir o bolo e decorar a gosto.
Refrigerar o bolo por algumas horas e retirar do frigorífico cerca de 15 a 30 minutos antes de servir.
img_6390
Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s