Sonhos e Azevias

Redondinhos, bonitos, leves, cheios de ar e vento, suculentos, como se querem os sonhos de Natal e não só. Tão bons… o problema é que estes sonhos não apetece só provar mas devorar!

Ingredientes
400 ml de água
casca de meio limão
250g de farinha
50g de manteiga
30g de açúcar
1 pitada de sal
5 ovos

Preparação
Num tacho, levar a água ao lume com a casca de limão, o açúcar, a pitada de sal e a manteiga. Quando ferver, retirar do lume, tirar a casca de limão e juntar a farinha, mexendo bem até a massa se despegar das bordas do tacho e formaimg_7381r uma bola de
massa. Deixar arrefecer. Juntar os 5 ovos (tamanho médio), um a um, mexendo bem entre adições. Com a ajuda de duas colheres, colocar 7 ou 8 nozes de massa, a fritar em óleo quente. Quando a massa vier ao cimo, furar cada noz de massa com um pau de espetada. Voltam-se sozinhos, às vezes precisam de ajuda, e ficam 3 a 4 vezes maiores.

Entrando na quadra natalícia, não poderiam faltar as azevias. Este ano já saiu a 1ª fornada cá de casa para um almoço de amigos 🙂 Sempre deliciosas e ótimas para manter a linha (curva!!!)

Azevias no forno

Ingredientesimg_7273
Massa:
350g de farinha (sem fermento)
2 colheres de chá de aguardente (opcional)
80g de manteiga
1 ovo
1 dl de água
1 pitada de sal
Recheio:
200g de grão cozido e escorrido
125g de amêndoa laminada
150ml de água
300g de açúcar
1 colher de chá de canela
Raspa de 1/2 limão grande ou 1 limão pequeno
5 gemas

Açúcar em pó para polvilhar

Preparação
Recheio: Levar a água ao lume e deixar ferver por 2 minutos. Juntar o açúcar e a raspa de limão, deixando ferver mais um pouco. Adicionar a amêndoa laminada, o grão, esmagado com o garfo, e a canela. Envolver muito bem e deixar levantar fervura novamente. Retirar o tacho do lume, triturar o preparado com a varinha mágica, adicionar as gemas, uma a uma, mexendo muito bem com varinha. Levar, 1 ou 2 minutos, ao lume para espessar. Deixar arrefecer.
Massa: Misturar a farinha com o sal e juntar a manteiga em pedacinhos. Amassar com a ponta dos dedos até obter uma espécie de farelo. Nessa altura, juntar o ovo e a aguardente e amassar. Adicionar a água aos poucos enquanto se vai amassando, até obter um preparado maleável, fofo e elástico que se desprenda das mãos e da tigela.
Sobre uma superfície enfarinhada, estenda a massa, o mais fino que puder, com o auxilio do rolo.
Cortar círculos de massa com 10 cm de diâmetro, e, sobre cada um deles, colocar uma colher de sobremesa do recheio. Humedecer as bordas da massa com água e dobrar a meio, pressionando a massa de forma a que fique bem unida.
Colocar as azevias num tabuleiro, forrado com papel vegetal, levar ao forno, pré-aquecido a 200ºC, por 15-20 minutos. Por fim, depois de estarem frias, polvilhar com açúcar e canela.

Anúncios

One thought on “Sonhos e Azevias

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s