Trocos…!

A história infantil “O rapaz que tinha zero a Matemática”, de Luísa Ducla Soares, veio-me, imediatamente, à memória, ao efetuarmos dois pagamento, em estabelecimentos distintos, e onde hesitei “Explico-lhes ou deixo-os na ignorância?”.

Situação 1:
– São 7,95€ diz a funcionária
– Dá-lhe jeito os 2,95€? pergunto ao entregar-lhe uma nota de 10€
– Sim, sim, ajuda bastante.
– Pode ser 3€? pergunto entregando-lhe as moedas
– Humm… assim não dá! diz-me, olhando para o computador, e devolvendo-me as moedas, mirando-me com um ar desconfiado.
Fiquei tentada a explicar-lhe, e ela deve ter percebido pois olhava alternadamente para mim e para o computador que lhe dizia qual era o troco mas… percebi, rapidamente, que não valia a pena e esta falta de destreza, da parte da funcionária, e de vontade, da minha parde, deixou-me, sobejamente, aborrecida.

Situação 2 (1 hora depois da situação 1)
– São 13€ diz a funcionária
– Ok diz excelentíssimo esposo entregando-lhe 20€
– Aqui tem diz a funcionária colocando-lhe 5€ na palma da mão.
– Não me disse que eram 13€? Só me deu 5€ de troco e dei-lhe 20€
– Peço desculpa diz, atrapalhada, enquanto deposita 1€ em cima dos 5€.
– Mas não são 13€? pergunta, pacientemente, excelentíssimo esposo, olhando para a funcionária e para o troco na palma da sua mão.
– Peço imensas desculpas é que o sistema tem estado em baixo. Nisto coloca, com receio de ainda não ser desta que acertou, mais 1€ na palma de excelentíssimo esposo.

Socorro!!!!! Tirem-me deste filme…! O sistema está em baixo? É por estas, e por outras, que os meus alunos, não usam calculadora nos testes nem nas aulas: revoltados no início, rendidos ao fim da 2ª semana, convencidos no final do 1º período. O sistema “mental” é um grande e poderoso meio quando, bem oleado e havendo vontade e disposição do dono, funciona na perfeição!

O livro de Luísa Ducla Soares deve ser lido a, ou por, todos os meninos que não gostam de Matemática. O Vasco, o tal que tinha zero e desprezava a Matemática, só percebeu a importância de saber pensar e fazer contas quando foi enganado, uns belos €€€, por um colega. Cá por casa já lemos esta história várias vezes, pequeno do meio é fã!

“I advise my students to listen carefully the moment they decide to take no more mathematics courses. They might be able to hear the sound of closing doors.”

James Caballero

Deixe uma Resposta

