Piolhices

Três crianças, a frequentar a escola desde tenra idade, e durante 10 anos, conseguimos passar incólumes em relação a esses bichinhos parasitários chamados piolhos, apesar das várias levas que afligiram os meninos das salas de cada um dos pimpolhos.
Até ao dia, na passada primavera, que essa bicheza deu um ar da sua graça nos volumosos cabelos de pimpolha mais velha. Tratamento realizado e a coisa resolveu-se. No pino do verão, foi a vez da pimpolha mais pequena, com uma valente camada, depois de muita coceira e 2 produtos diferentes aplicados, situação resolvida. Poucas semanas depois do regresso à escola, a piolhice voltou a atacar pimpolha mais pequena e aqui mostrou-se mais difícil de erradicar a praga, parecia que havia sempre uns poucos, mas muito resistentes, piolhos albergados nos seus finos cabelos.
Em conversa, alguém na escola dos pequenos, que estava exatamente com o mesmo problema, referiu a técnica do vinagre e, depois de algumas pesquisas na internet para averiguar a veracidade e “perigo”, não fomos de modas, toca a experimentar. Só tenho a dizer que funcionou, foi barato, rápido e, essencialmente, muito eficaz. Erradicados de vez… até hoje 🙂
A receita é muito simples, num recipiente, juntar 1 medida de vinagre de sidra e uma 1 medida de água morna. Aplicar a mistura abundamente nos cabelos e, no final, colocar uma touca de banho (improvisámos com um saco plástico). Aguardar 30 minutos. Pentear com o pente fino, retirando os piolhos e as lendeas soltas. Lavar bem o cabelo com o champoo usual.
Utilizei um frasco que tinha cá por casa (limpo e vazio) de líquido de desembaraçar os cabelos das miúdas com spray. Há quem referira o cheiro intenso do vinagre, aqui por casa a pequenada não se queixou, não é nada que não se aguente bem, até porque é pouco tempo.
E por menos de 20 cêntimos vimo-nos livres da piolhice, uma grande inovação depois da dinheirama gasta em loções e poções farmaceuticas para eliminar a bicheza desde Stop Piolhos (que não gostámos), ao FullMarks ou ao Quitoso.
No próximo ataque desta praga, não vou a (re)correr à farmácia mas sim à minha despensa, a carteira agradece e os pequenos também pois é tiro e queda, acaba-se de vez com a coceira!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s