A sinusite e o Rhinoduche

Na primavera passada, pimpolha mais velha viu-se acometida, pela primeira vez, de uma forte crise de sinusite, onde o principal sintoma era umas valentes, frequentes e fortes dores de cabeça. Quanto contei as minhas suspeitas de sinusite ao pediatra, ele achou que era pouco provável indicando: problemas de visão ou outros menos bons como causa. Ao observá-la, voltou-se para mim, abanando a cabeça, dizendo “É capaz de ter razão!”, sorri e pensei “Uma carreira que me passou ao lado, claramente, tivesse eu estômago e vontade para isso :)!” A ressonância confirmou um grande “entupimento”, tratamento com corticoides (Avamys), para diluir a porcaria, e benuron e bruffen para aliviar as dores de cabeça  e culminou com antibiótico, dada a persistência dos sintomas.
Como as dores de cabeça eram recorrente e o benuron e brufen aliviavam apenas ligeiramente, aprendemos a fazer umas massagens que ajudavam, no entanto, as benditas nunca davam tréguas. Um pouco desesperada, sem saber o que mais fazer para a ajudar a rapariga e de ouvir, ela e eu, a famosa frase “É esperar que passe”, comentei com uma colega sobre as dores de cabeça de pimpolha mais velha, ao que ela me responde “Eu sei bem o que isso é, também tenho sinusite. As dores de cabeça podem ser mesmo quase incapacitantes. O que a mim me ajuda muito são os tratamentos nas termas (sulforosas) e as irrigações nasais!” Ora fiquei a matutar no que me disse, as termas estavam fora de questão, estavámos a meio do 3º período, e então decidi ir investigar as irrigações nasais. Falei com o pediatra e um outro médico que desaconselharam pois pode irritar/ferir, alterar o ph e provocar otites e sei lá que mais quê e eu pensei “Hummm… os testemunhos pessoais dizem que alivia, sem efeitos secundários. Hummm… Indústrias farmacêuticas, prescrição de medicamentos, médicos, viagens e afins! Grrrrrrrrrr…”.
Pesquisei nas internets e descobri o Rhinoduche Junior, de uma empresa portuguesa, com pouca ou nenhuma divulgação (por exemplo: farmácias e médicos). O seu site é útil, de fácil consulta e compreensão e esclareceu as minhas principais dúvidas, proveniente das pesquisas na internet, em que a maioria refere a utilização de sal de cozinha, mas este sim, pode provocar as tais irritações pois não se obtém uma solução tamponada, o que não acontece ao utilizar o “sal” por eles comercializado. Fiquei convencida e dirigi-me à farmácia mais próxima para adquirir o Rhinoduche junior e pimpolha mais velha começou a utilizá-lo e sentiu, quase de imediato, o alívio das dores de cabeça. Não teve qualquer efeito secundário. Não voltou a ter mais nenhum ataque de sinusite, felizmente, mas sempre que está constipada ou com indício, faz uma irrigação nasal ao final do dia, para sair e/ou ajudar a libertar a porcaria. Pequeno do meio também ficou fã e também utiliza sempre que está constipado. Uma coisa simples mas que melhorou significativamente os dias da pimpolha mais velha, aliviando as dores de cabeça e ajudando a libertar as porcaria acumuladas.
Confesso que às vezes não percebo os médicos, as suas “políticas” e a pouca abertura que demonstram face a algumas “técnicas alternativas”, não nocivas, que a experiência de outros pacientes demonstra que melhoram significativamente a “qualidade” de vida do paciente, mesmo que a doença seja de curta duração.
É por isso que valorizo sempre a opinião e a experiência de quem já passou por “elas”. Depois faço a minha investigação cuidada e ponderada e decido, é aquela parte que excelentíssimo esposo diz “Claramente, falhaste na profissão. Melhor que isso só ver-te a aconselhar o médico, essa nunca deixa de me surpreender!” [já aconteceu, por via da minha experiência na situação, e foi bem recebida, também só dei porque me foi solicitada, porque na generalidade dos casos sei que não corre nada bem!]

Deixe uma Resposta

