Visita à Exposição Tutankamon

Na impossibilidade, devido a questões ho(no)rárias, de visitar as verdadeiras relíquias expostas no Museu do Cairo, fomos ver a exposição do Tutankamon, no Pavilhão de Portugal. A entrada não é barata, 30€ bilhete de família, ligeiramente mais barato que uma viagem até ao Cairo, mas vale cada cêntimo.
Tutankamon, coroado aos 8 anos, morreu ainda adolescente, mas é dos faraós do Egipto mais conhecidos pois foi dos poucos túmulos reais encontrados quase intactos e repleto de pequenas grandes tesouro que ajudam a perceber o Egipto de há 3400 anos atrás. Dizem que como morreu tão novo, o seu túmulo não era tão sumptuoso como o de outros faraós e isto é só assustador, tendo em conta o quão luxuoso era o túmulo de Tutankamon.
A exposição inclui, na 2ª sala, um pequeno e interessante documentário (cerca de 20 minutos) sobre os trabalhos de descoberta do túmulo, pelo egiptólogo Howard Carter, e a vida de Tutankamon. Depois é só seguir de sala em sala e ficar de boca aberta perante o esplendor e o estado de preservação de tantos artefactos milhares de anos depois e aprender um bocadinho sobre a história do Egipto e os seus reluzentes faraós! Podem ser vistas as reconstituição das salas encontradas onde se inclui o sarcófago, por Howard Carter, cheias de peças valiosas amontoadas, que tiverem que, cuidadosamente, “desmontar” tipo mikado, de forma a não danificar nada e identificar as mesma, depois podemos observar as réplicas, em tamanho real, dos achado encontrados 🙂
Aconselhamos vivamente a visita, simplesmente espetacular!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s