Os algoritmos e (o poder d)a Matemática

Natural Cycles, é o primeiro método contracetivo aprovado que consiste num app do telemóvel que corre um algoritmo matemático aprovado pela Agência Europeia da Saúde. Todos os dias a mulher insere, na app, a sua tempertura, medida debaixo da língua, e baseado num algortimo matemático, e em muitos outros factores como a regularidade dos ciclos, o tempo de vida do espermatozóide, a app determina se a mulher está num dia fértil ou não, e com tal se poderá, ou não, ter relações sexuais sem qualquer tipo de proteção sem arriscar engravidar. Estudos demonstram que este método/app é tão eficaz como a pílula, os preservativos e os dispositivos. Esta app, foi notícia esta semana, e é da autoria de uma cientista (física nuclear) sueca e tem cerca de 150 000 utilizadores em 161 países e transpõem para os gadjets, um método que vem sendo utilizados à milhares de anos mas que tem em conta muitos outros factores, além das temperaturas. Mais pormenores aqui. Para mais informações aqui o site da Natural Cycles, em português.

Numa outra perspetiva, com base em algoritmos matemáticos, o livro “Weapons of Math Destrution” de Cathy O´Neil (PhD , em Harvard, na área da Matemática), mostra-nos os perigos, e alguns dos efeitos nefasto, que podem ter os modelos computacionais e os seus algortimos quando gerados e/ou geridos por pessoas pouco escrupulosas e oportunistas, especialmente quando associados a essa excelente base de recolha e armazenamento de dados que é a internet. Correm rumores que até podem ajudar a eleger certos e determinados presidentes dos EUA (no entanto, também há matemáticos a trabalhar, em várias áreas, para tentar evitar que isto aconteça, este é apenas um exemplo noticiado recentemente). Um livro muito interessante do qual falarei em pormenor mais tarde, depois de terminar a sua leitura.

A Matemática é uma “arma” poderosa ao serviço de muitas ciências e, com tudo na vida, há sempre um bright  e um dark side, não da ciência em si, mas de quem e como a utiliza.

Math rocks anda rules, oh yeah! Gostava tanto que os meus alunos percebessem isto!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s