Papilas gustativas

As crianças são muito mais sensíveis à diversidade de sabores dos alimentos que os adultos, entre outros fatores, porque têm um maior número de papilas gustativas. O número de papilas gustativas numa criança, num adulto ou num idoso não é igual, estas diminuem com o passar dos anos.
Aos 8 anos, uma criança tem, aproximadamente, 10 000 papilas gustativas, uma adulto de 50 anos tem cerca de 5000.
Talvez por isso, alguns idoso, percam o interesse pela comida e/ou sintam a necessidade de a condimentar mais. Pode também justificar o facto de algumas comida que não gostamos em pequenos, aprendamos a gostar, e muito, na idade adulta. Um exemplo que muito adultos referem como gosto adquirido só em adulto é as favas! É também uma facto que os bebés/crianças preferem os sabores adocicados, por se assemelharem mais ao sabor do leite materno, enquanto que os idosos preferem os sabores mais intensos, associados ao picante e ao sal.
Talvez por sentirem tão intensamente os sabores, os dois pequenos mais novos sejam o cargo dos trabalhos para comer mas sendo assim há esperança, é esperar que o tempo passe (muito dele à mesa, obviamente)!

Há tempos li, não me lembro bem onde, um artigo científico sobre esta questão e achei curioso mas foi o comentário de pimpolha mais velha ao encontrar a referência a isto no “Fantástico livro do corpo humano” que me avivou a memória. Recomendamos, a miúdos e graúdos, a leitura do Fantástico livro do corpo humano, de Adam Frost, é muito interessante, cheio de curiosidades, sentido de humor e ilustrações apelativas. Para os mais crescido, partilho um post sobre a alimentação e as crianças muito interessante!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s