π skyline

Na sequência do dia do π, bem sei que já passou quase 2 meses, nas minhas deambulações pelas internet encontrei no belo blogue What we do all day? uma atividade sobre o π que me deliciou! Mergulhámos cá em casa nesse fantástico número que é o π. E assim passei uma bela noite a desenhar o meu π skyline e uma tarde com a pequenada entre π skyline e o π com legos.
A ideia é simples é representar os primeiros dígitos do π, utilizando uma folha quadriculada, formando uma espécie prédio que faz lembrar uma cidade como Nova Iorque e depois decorar.  Pequenada entusiasmou-se com o π, ao ver a apresentação que fiz para os meus alunos (pimpolha mais velha domina o power point muito melhor que eu e deu ali uns retoques que abrilhantaram a coisa) e quando me viram toda entretida com o meu π skyline, as pequenas quiseram logo fazer um seu, já pequeno do meio disse logo que não dava para esse peditório mas quando lhe propus representar uma parte do π em Legos aderiu prontamente. Quando ia a meio da sua placa de lego exclama “Espera lá mas este número não tem fim, eu sei bem! Não penses que eu vou continuar isto, nunca mais termina e eu tenho mais que fazer!” E não houve ninguém que o convencesse a continuar, as manas terminaram a placa que o rapaz mostrou-se implacável! Pimpolha mais pequena, apesar de ainda não conhecer bem todos os algarismos, desenrascou-se muito bem com a representação em quadradinhos de 30 dígitos, nunca se enganou e ficou toda orgulhosa e a mãe só ajudou a identificar alguns algarismos e a desenhar o sol. Um trabalho que todos apreciaram cá por casa! Matemática, arte e bons momentos em família 🙂

 Mais pormenores sobre como fazer um π skylin

Deixe uma Resposta

