Estufa Fria

No coração de Lisboa, reside um pequeno oásis surpreendente, muito agradável, repleto de lagos e vegetação exuberante e variadíssima, onde reina a paz e o silêncio, onde o tempo passa devagar, perturbado apenas pelo grasnar dos patos e o som da água. Uma ótima sugestão para um passeio de domingo ou feriado de manhã, onde a entrada é gratuita até às 14h00 :). À entrada, para os mais pequenos, e não só, não esquecer de levar um botão sabichão (um quantos queres), cheio de perguntas, e respostas, sobre a Estufa Fria; uma boa forma de aprender um pouco da história do local.
Chama-se Estufa Fria porque não dispõe de sistemas de aquecimento, o mesmo é garantido pelos materiais utilizados na sua construção. O espaço é, na realidade, constituído por 3 estufas: a Estufa Fria, coberta de ripas de madeira para proteger as plantas do frio e do calor extremo, a Estufa Quente (onde se encontram as plantas mais exóticas) e a Estufa Doce (onde se encontram os catos, é a mais pequena das 3 estufas), ambas com cobertura de vidro para garantir temperaturas mais elevadas.
Na viragem do século XIX , o complexo onde se situa a Estufa Fria era, inicialmente, uma pedreira onde se extraía basalto mas a existência de uma nascente de água, no local, comprometia a extração da pedra. A cova da pedreira é assim aproveitada por um jardineiro para albergar, espécies vegetais de todo o mundo com o objetivo de arborizar a Avenida da Liberdade. A 1ª Guerra Mundial, atrasa estes planos e as plantas ganham raízes, dando origem a um bonito e recatado jardim que encanta várias personalidades, e é assim que surge a ideia e da criação da Estufa Fria. Curiosamente, as pedras originais da pedreira que foram utilizadas nas cascatas, pequenos lagos e escadarias que ornamentam a Estufa Fria.
Vale a pena visitar e desfrutar calmamente deste bonito espaço verde.

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s