Pequenas observações

Take 1
“Hoje as minhas amigas gozaram comigo na natação!”
“Então porquê?”
“Porque eu tinha umas meias do Homem Aranha.”
“Qual é o problema? Elas não gostam do Homem Aranha?”
“São meias de MENINOOOOO!”
“São meias ponto. Também levas com as princesas, com a kitty, com flores e sem boneco nenhum! Não lhes ligues”

Take 2
“Amanhã, posso não levar as botas e levar outros sapatos?”
“Podes mas porquê? Está frio as botas são mais quentinhas.”
“Sim, eu sei mas os meus amigos dizem que eu ando sempre com as mesmas botas.”
“Não tem mal! São bonitos, não te fazem doer os pés nem tens frio. Isso é o mais importante!”

Take 3
“Amanhã quero ir de saia ou de calções!”
“Então porquê?”
“Porque os meus amigos dizem que eu ando quase sempre de calças.”
“Às vezes, também vais de vestido as tuas calças são bem giras! Não é mais fácil, quando estás de calças, correr e saltar no recreio?”
“Sim, é verdade! Mas, amanhã posso ir de saia ou de calções?”

Podia ser fictício mas não é! Foram tudo conversa que, ao longo deste ano letivo, tive com pimpolha mais pequena. Os meninos da sua sala tem 5 anos, alguns com 6 acabadinhos de fazer. Este tipo de conversas fazem-me uma urticária medonha e apesar de tentar sempre passar a mensagem “Esquece lá o que eles dizem e pensam!”, percebo a sua “dor”. Assim, dou por mim, nos dias em que tem natação a ter mais cuidado com as meias que lhe calço. Relativamente ao calçado, é política da casa terem uns bons sapatos (confortáveis, resistentes e bonitos) que se usam até estourar porque a vida não é, ou não deve ser, uma passagem de modelitos. Saias e calções, no verão são o prato do dia, mas restantes estações do ano, quando ela se lembre e pede, acontece!
Onde é que esta malta pequena aprende, vê e ouve estas coisas que depois reproduz na perfeição? Ok, dou de barato a do Homem Aranha, que nesta idade é típica, agora as restantes… Enfim, educar uma criança é difícil mas tentar escapar ao padrão dominante: do consumismo, das aparência e da superficialidade, é uma tarefa hercúlea.

Deixe uma Resposta

