Final de mais um ano letivo

Desejosos que as aulas acabassem, o calor e o cansaço sentiam-se na pele e na alma – um mal que aflige uns e outros – professores, alunos e alguns pais! Há uma semana sem aulas e já me ocorreu, mais vezes do que as que gostaria, “Oh pá, venham as aulas que eu não tenho pachorra para estes adultos!” – refletindo aquele sentimento muito português que nunca se está bem.
Num ano que não foi particularmente fácil, nem agradável, mas que já passou, o que assusta é a perspetiva de a tendência ser de piorar, algo que muitos sentem nas entranhas que outros tantos tentam esventrar. Porquê? Um modelo de ensino obsoleto dizem muitos, com razão, provavelmente! Só não sei como se ensina a quem não quer aprender, não por não ter capacidade ou o “veículo” certo ou mais adequado, mas tão só e apenas porque isso envolve esforço e trabalho, e ao que parece isso já passou de moda. Como é que isto se resolve? Sinceramente, não sei! Quando à conjuntura se junta a falta princípio morais e éticos de uns e outros, pais, filhos e alguns professores, num jogo em que parece que vale tudo, tudo pode e deve ser questionado, não interessa se está bem ou mal, se és excelente, bom ou mau, interessa é vencer, de preferência agradando, a todo o custo!
Cada vez menos me apetece, falar, escrever sobre a Escola, porque persiste a sensação que não vale a pena, todos têm sempre muito a dizer/opinar mas só quem por lá passa, sabe como elas mordem, e esses, a grande maioria, também já não querem saber, dá trabalho, traz chatices e aborrecimentos e como já ouvi alguns dizer “Não és paga para pensar!”.
O que fica? Alguns alunos, cada vez menos, que não são, necessariamente, os bons alunos mas os que nos fazem sorrir, os que sorriem connosco, os que se envolvem e nos envolvem, os que não acreditam em tudo o que lhes dizemos mas que questionam, que pensam e não têm medo de errar e partilhar, os que são amigos do seu amigo, os que nos alimentam a esperança que nem tudo está perdido porque ainda há bons miúdos e quem queira e tenha gosto em aprender!

Anúncios

Deixe uma Resposta

Preencha os seus detalhes abaixo ou clique num ícone para iniciar sessão:

Logótipo da WordPress.com

Está a comentar usando a sua conta WordPress.com Terminar Sessão / Alterar )

Imagem do Twitter

Está a comentar usando a sua conta Twitter Terminar Sessão / Alterar )

Facebook photo

Está a comentar usando a sua conta Facebook Terminar Sessão / Alterar )

Google+ photo

Está a comentar usando a sua conta Google+ Terminar Sessão / Alterar )

Connecting to %s