Expresso Curto

Expresso Curto é uma crónica diária, do Expresso, sobre as notícias da atualidade pela mão de vários jornalistas, que termina com “O que ando a ler”. Excelentíssimo esposo é fã e, eu, subscritora de dois dias para lá caminho!

“Há dias, ao procurar gastar tempo até uma consulta, entrei numa livraria e saí de lá com os “Contos Maravilhoso”, de Hermann Hesse. É o livro ideal para esperar, feito de pequenas histórias onde cabe tudo. Não resisti e atirei-me à última, “Os dois irmãos”, que começa assim:
“Era uma vez um pai que tinha dois filhos. Um deles era belo e forte; o outro pequeno e aleijado, pelo que o grande desprezava o pequenito”.
Isso mesmo. O mais novo ajudou a transportar o tesouro dos anões para uma montanha de vidro e o mais velho, que foi para a guerra e ficou ferido no braço direito, acabou a mendigar na rua. Um dia encontraram-se, junto à montanha, e, entre lágrimas, o mendigo falou ao homem que o olhava. O conto acaba com estas linhas, que começam com o mais velho a falar:
É bem certo que em tempos tive um irmão, pequeno e deformado, assim como o senhor, mas tão bondoso e amável que decerto me ajudaria, só que eu, insensível, escorracei-o, e já há muito que dele nada sei.” Disse então o pequenito: “Sou eu mesmo o teu pequenito, fica comigo e não irás passar necessidades”.
É bonito, mas mais bonito é saber que Hesse tinha 10 anos quando escreveu este conto.”
Extrato da parte final da crónica de hoje

Deixe uma Resposta

