Esperta ou empregada?

Pimpolha mais pequena entusiasmada, no regresso da escola, com mais uma das suas cantilenas mas esta surpreendeu-me e reza assim:
“És esperta ou empregada?” pergunta-me com o seu ar maroto
“Então e se eu for um empregada esperta?” digo sorrindo
“Não pode ser! Ou és uma coisa ou outra!” responde-me, com ar de quem me dá o devido desconto
“Ok! Então e se for uma esperta empregada!” digo entre risos
“Oh pá! Vá lá, diz lá. Esperta ou empregada?” diz a moça, ficando impaciente
“Esperta!” respondo-lho
“Ok. Então conta até três!” diz em tom de desafio
“Um, dois, três.” respondo com naturalidade
“Vês como és empregada, obedeceste sem hesitar”
Ri-me com vontade e pensei “Ora toma lá! Tanta esperteza saloia e uma lição de vida entregue, com simplicidade, por uma meia leca de gente, que ainda nem no 1º ano anda. Que se aplica que nem uma luva a muitas situações e gentes, não tenho dúvidas nenhumas!” Sempre a aprender com a pequenada!

Deixe uma Resposta

